Robobraille – conversor de texto para áudio – acessibilidade, acesso ao conteúdo

Gostaria de receber dicas como o robobraille, pois converter texto em áudio é muito útil para estudar com mobilidade. Obrigado

O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para arquivos digitais em audio e braille. Qualquer pessoa que utilizar o serviço apenas envia um arquivo de texto e em poucos minutos recebe por e-mail um arquivo de mp3 e um documento digital em braille. O serviço está ainda em fase de testes e foi concebido por um consórcio de empresas do Chipre, Portugal, Itália, Irlânda e Reino Unido.

O RoboBraille está ainda em fase beta e ainda está em testes e se você quiser fazer parte de um grupo de testes, escreva para eles solicitando um convite. É imprescindível saber muito bem inglês. O serviço será disponibilizado gratuitamente para qualquer usuário desde que não seja utilizado para fins comerciais. Para quem não sabe, estes documentos eletrônicos em braille podem ser lidos por dispositivos conectados ao computador que possui uma série de pinos que levantam ou abaixam formando os caracteres braille. Estes documentos podem ser enviados também para uma impressora em braille.

Esta seria uma ótima iniciativa para o governo brasileiro apoiar e ajudar a divulgar. Cerca de 14% da nossa população sofre com algum tipo de deficiência e cerca de 16,6 milhões de brasileiros possui algum grau de deficiência visual. Se você nunca parou para pensar em acessibilidade, assista este vídeo que vai te ajudar a se colocar no lugar do outro.

dica de Revolução,etc

Apriveitei a dica do Revolução, etc.1, e experimentei o RoboBraille.

O RoboBraille2 é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3 e braille. O serviço está ainda em fase de testes e foi concebido por um consórcio de empresas e instituições da Dinamarca, Chipre, Portugal, Itália, Irlanda e Reino Unido. Em Portugal, a instituição que participa neste projecto é o CIDEF3 (Centro de Inovação para Deficientes).

O servicço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs4), proprietário do serviço.

O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento (ex. HTML, Word, TXT ou RTF) por e-mail e em poucos minutos os documentos são devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada. Um dos pontos positivos é que não é necessária a instalação de tecnologia adicional no computador dos utilizadores, basta qualquer computador que esteja ligado à Internet e uma conta de e-mail. Actualmente ainda não é possível enviar documentos em PDF, mas está para breve a implementação desta funcionalidade.

Para receber o documento em formato MP3, envia-se um e-mail para textoparavoz@robobraille.org com o documento em anexo. Para receber em Braille, o e-mail é textoparabraille@robobraille.org.
Mais informações sobre como utilizar o serviço.5

Benefícios do RoboBraille:

  • Criar independência a quem está impedido de aceder a material impresso: O RoboBraille permite o acesso à informação no formato que o indivíduo necessite (Braille/áudio).
  • Baixo custo de processamento de documentos: O RoboBraille não aumenta os custos de produção pois á baseado num sistema de conversão de email e braille existente.
  • Velocidade da conversão de documentos: O RoboBraille converte documentos para Braille ou áudio em minutos reduzindo o tempo de produção.

Alguns problemas no site

Apesar do serviço ser de extrema utilidade para utilizadores com incapacidade visual ou outras, o website em si não é completamente acessível. Pelo menos no Safari6 o menu aparece apenas com uns riscos. Será Braille? Duvido )

Menu imperceptvel do site RoboBraille

Menu não acessível
O menu aparece com caracteres estranhos em vez dos nomes

Teste

Para testar o sistema, enviei os conteúdos deste mesmo artigo para o RoboBraille. Aqui têm o resultado (demorou cerca de 1 minuto a converter e a enviar a resposta por e-mail):

Braille

RoboBraille.txt7
Apesar de parecer um simples ficheiro TXT, este documento é suposto ser aberto por uma impressora de Braille (O documento foi exportado com o filtro de exportação SB4 Export definition: 8-dot OctoBraille -> logtext v5).

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: