CoP – comunidades:o mais importante são as pessoas e não a tecnologia

Para quem «COP» possa ser um agente da autoridade, talvez esteja mais do que na hora para assistir em Lisboa, à sessão sobre Comunidades de Prática (Communities of Practice – CoP). O orador, Etienne Wenger, uma das maiores referências a nível interncional, irá falar sobre na Conferência subordinada ao tema «Aprender em Comunidades de Prática: uma jornada pessoal» (descarregar programa completo).

Talvez dê para assistir a conferência nesse link aqui.

Um Guia ultra-rápido para se iniciarem nas CoP e se colocarem a par das múltiplas possibilidades das CoP. E para quem pensa que tudo isto é apenas teoria, podem dar uma olhadela num dos vários projectos que utilizam o conceito das CoP na Rede Temática da EQUAL.

Outros nomes que vão marcar presença e que quem passa por aqui poderá reconhecer:

Nancy White (1958), da Full Circle Associates, em Seattle, EUA. Diplomou-se na Duke University. Nancy é uma figura destacada no recente campo da facilitação online. As suas investigações e prática centram-se quer nos processos sociais da interacção online, quer no cruzamento entre tecnologia e comunidade. Coopera com empresas, com o governo e com ONG, com um interesse especial na colaboração e na aprendizagem. Desde 1999 que ensina facilitação online, encontrando-se actualmente a escrever, juntamente com John Smith e Etienne Wenger, um livro sobre tecnologia para as comunidades de prática.

Beverly Trayner (1959), mais conhecida por Bev, abandonou recentemente a actividade docente no ensino superior para seguir a sua paixão pela concepção da aprendizagem em comunidades territorialmente dispersas (distributed communities). As suas investigações e interesses centram-se particularmente nas comunidades que atravessam fronteiras nacionais e linguísticas e na integração nesse processo de novos instrumentos e tecnologias. Tem neste momento um doutoramento, em curso, em Didáctica e Tecnologia Educacional na Universidade de Aveiro, Portugal. Fala e escreve sobre comunidades de prática em inglês e português no seu blog e tem ajudado, entre outras, as CoP das Redes Temáticas EQUAL.

fonte:  http://b2ob.blogspot.com/2007/05/cops-porque-o-mais-importante-s.html

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: